dicas

 

Algumas das frutas e legumes do verão e como escolher no mercado.

UVA: os frutos devem estar bem presos ao caule: quando ficam maduras, começam a soltar.
MELANCIA: a casca deve estar firme. Para saber se está madura, bata levemente com os nós dos dedos: você deve ouvir um som oco.
MARACUJÁ: opte por aqueles sem machucados na casca.
MANGA: deve estar firme e sem manchas escuras.
FIGO: deve estar macios na hora da compra.
ABOBRINHA: a casa deve estar lisa e sem manchas escuras.
MILHO VERDE: as folhas devem estar bem verdes.
PEPINO: opte por aqueles com casca mais escura.
VAGEM: devem estar brilhantes e quebradiças. Evite as murchas, moles ou com manchas escuras.

Higienização das hortaliças

Antes de mais nada, as folhas devem ser selecionadas, separando-se as que apresentam manchas, ou pequenos buracos (sinal que algum bichinho, como caramujo ou lesma comeu).
Depois devem ser lavadas uma a uma em água corrente com cuidado, fazendo-se movimentos com as mãos de cima para baixo, para que as sujidades maiores como terra, caramujos, outros bichinhos possam ser retirados.
Em seguida deve ser preparada uma solução clorada com 1 litro de água, adicionando 10 ml (1 colher de sopa rasa) de água sanitária a 2,5%.
A água sanitária deve ser sem perfume e com recomendações para uso em alimentos. Para as empresas, existe cloro em pó, que deverá ser utilizado conforme as recomendações do fabricante.
Colocar as folhas já lavadas de molho na solução de água clorada por 15 minutos. A solução tem como objetivo eliminar os microrganismos! Após 15 minutos, as folhas devem ser enxaguadas para retirar o excesso de cloro. Após a imersão em solução de cloro, pode-se deixar as folhas de molho em solução de vinagre por 5 minutos (1 colher de sopa de vinagre para cada 1 litro de água). Posteriormente, as folhas devem ser enxaguadas com água para retirar o excesso de vinagre, e evitar que estes murchem.

Dicas de Como Preparar Sucos

Em primeiro lugar, é importante possuir uma centrífuga e um liquidificador de alta qualidade. As frutas devem ser muito bem lavadas para retirar os agrotóxicos. O ideal é usar frutas orgânicas. Além de lavar muito bem, devem-se retirar os pedaços embolorados, machucados ou danificados.

A casca da laranja contém uma substância tóxica e não deve ser consumida. As cascas de praticamente todas as outras frutas, inclusive limão e lima, não devem ser retiradas. Todos os caroços e partes duras devem ser retirados antes de colocar as frutas na centrífuga. As sementes podem ser incluídas no preparo dos sucos. A única semente não recomendada é a semente da maçã que contém cianeto, substância tóxica.

 

Suco de Laranja

O consumo de suco de laranja aumenta a quantidade de substâncias no organismo que auxiliam na proteção de doenças cardiovasculares. Mas não adianta consumir litros de suco de uma única vez: o ideal é manter o consumo regular de pelo menos um copo por dia.

Vale lembrar que o suco de laranja feito na centrífuga é mais benéfico que o produzido pelo espremedor, em função da pele branca da fruta, que contém a maior parte do seu valor alimentício. Esse delicioso suco é rico em vitamina C, complexo B, bioflavonóides, potássio, zinco, fósforo e glicose natural. Além disso, é conhecido como um potente antioxidante e renovador da energia celular.

Suco de Abacaxi

O suco de abacaxi é uma fantástica fonte de sais minerais (potássio, sódio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio e ferro). O suco é rico em vitaminas (A, complexo B e C). Além disso, contém a bromelina, enzima que ajuda a digestão.

Para fazer o suco do abacaxi, lave-o bem, esfregando-o com uma escova e enxágüe com bastante água corrente. Utilize o centro duro e a casca para aproveitar os nutrientes ao máximo.

Suco de Limão

O suco de limão é rico em bioflavonóides e desempenha um papel importante como liberador de toxinas no organismo. O alto teor cítrico permite que o limão tenha uma função de “detergente do estômago”, além de possuir vitaminas e minerais. O ideal é tomar meio limão com água em jejum todos os dias, sem adição de açúcar.

Suco de Maçã

O suco de maçã é famoso pelo seu poder de rejuvenescimento. Além disso, o suco contém excelentes fontes de pectina — que forma o gel que remove as toxinas do organismo — e, ao mesmo tempo, estimula os movimentos peristálticos dos intestinos e a evacuação. O potássio e o cálcio existentes na maçã ajudam no funcionamento dos rins e controlam os distúrbios digestivos. É bom comer maçã, e melhor ainda é tomar suco de maçã.

Suco de Melancia

A vantagem de se fazer suco de melancia é que podemos aproveitar a sua casca (a parte verde e branca). Ela é extremamente nutritiva, e contém vitamina A, potássio e zinco. O suco de melancia, por ser muito diurético, fortalece o organismo, limpa os canais urogenitais, rins e bexiga.

As vantagens do suco tornam-se ainda mais admiráveis pelo fato de a casca liberar uma substância que limpa as impurezas do corpo, permitindo maior oxigenação das células. A polpa vermelha e doce proporciona muitos sais minerais e fibras, além de hidratar o organismo.

Suco de Morango

O suco de morango é uma incrível fonte de vitaminas e açúcares naturais que limpam o organismo. Ele é rico em potássio e ferro, que são bons para o fortalecimento do sangue. O sódio contido no suco é um excelente tônico para os nervos e mantém as glândulas saudáveis.

Tomar suco de morango é um modo sensacional de aproveitar todos os benefícios dessa fruta. Como o suco é bastante denso, pode-se misturar água ou outro suco, por exemplo, uva ou abacaxi.

Suco de Pêra

O suco da pêra tem muita vitamina B1 (tiamina, importante parte do complexo B), que contribui para a saúde do coração e para um alto nível de energia. Além disso, contém boa dose de vitamina C e sais minerais, como fósforo, potássio e cálcio. Ainda mais que a maçã, a pêra é excelente fonte de pectina, que ajuda na digestão e na limpeza das toxinas do organismo.

Esse suco deve ser feito na centrífuga. Como é denso e doce, o suco da pêra pode ser diluído com outro, geralmente o de maçã.

Suco de Uva

O suco de uva é rico em potássio, um sal mineral que reforça as reservas alcalinas do corpo, ao mesmo tempo que estimula o funcionamento dos rins e regula os batimentos cardíacos. Ele é também fonte de ferro, que constrói a hemoglobina do sangue. Estimula a digestão, a ação intestinal, limpa o fígado e elimina o ácido úrico do organismo. Além disso, acalma o sistema nervoso. Se o suco de uva ficar muito doce, adicione um pouco de limão.

Fonte: Beleza e Saude

 

RECEITAS PARA REAPROVEITAR FRUTAS, VEGETAIS, LEGUMES


cestafull
Com as enchentes surgiram consequências também no abastecimentos de frutas, verduras, legumes aqui no Rio de Janeiro.
No supermercado, vários produtos estão em falta ou subiram de preço absurdamente.
Ontem encontrei um pé (?...acho que era só o dedo..) de alface mirradinho, composto de 5 folhinhas desnutridas que custava R$ 1,80 !!!!
Pode?
E já que somos um dos países que mais desperdiçam alimentos, por que não começarmos agora a reaproveitar tudo dos mesmos?

Foi provado que o reaproveitamento dos alimentos gera uma economia mensal de 20%.
O importante em todo o processo é higienizar bem os legumes e as verduras antes de usá-los.
Caso você não vá usar as cascas, as folhas e o talos naquele momento, guarde-os no congelador para usá-los quando necessário, o sabor não será alterado.
Ao reaproveitar os alimentos, pense que você vai utilizar o que tiver e, que seu alimento, feito com carinho, estará sempre convidativo, aos olhos e ao paladar.

Agora, algumas receitinhas:


Pó de Casca de Ovo
Separe a casca, ferva por cinco minutos e seque ao sol. Bata no liquidificador e depois passe por um pano fino. Deve ficar como pó. Utilize uma colherinha nos refogados, sopas, arroz, feijão, molhos, etc.. O pó de casca de ovo é riquíssimo em cálcio, nutriente importante para o crescimento e prevenção da osteoporose, na gravidez e amamentação.


Talos de Agrião
Faça bolinhos ou refogados com carne moída.


Folhas de Brócolis ao Forno
600 g de folhas de brócolis (1 pé)
2 ovos batidos
2 colheres (sopa) de margarina
¼ xícara (chá) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de queijo ralado
sal à gosto
Cozinhe um pouco as folhas de brócolis com sal e escorra. Misture a farinha de rosca com a margarina derretida e junte todos os outros ingredientes, menos o queijo ralado que deve ser salpicado por cima. Asse em forno moderado por 30 à 40 minutos.


Cascas de Goiaba
Lave-as bem e bata-as no liqüidificador com água. Adoce à gosto.


Cascas da Maçã
Utilize-as no preparo de sucos e chás.


Doce de Casca de Maracujá
Lave 6 maracujás, descasque-os deixando toda a parte branca e dura com água. Deixe de molho de um dia para outro. Escorra, coloque em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Deixe apurar. Se desejar acrescente canela.


Folhas de Couve-Flor
Prepare sopas com folhas desta hortaliça.


Bolinhos de Folhas de Beterraba
1 copo de talos e folhas lavadas e picadas
2 ovos
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de água
Cebola picada
Sal à gosto
Óleo para fritar
Bata bem os ovos e misture os outros ingredientes. Frite os bolinhos em óleo quente e escorra em papel absorvente.


Folhas de Uva
Podem ser enroladas com carne moída e servidas com molho de tomate.


Folhas de Figo
Pode-se utilizá-las no preparo de licores, chás ou xaropes.


Doce de Casca de Banana
5 copos de cascas de banana nanica, bem lavadas e picadas
2 1/2 copos de açúcar.
Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve o caldo do cozimento e deixe esfriar. Bata as cascas e o caldo no liqüidificador e passe por peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo lento. Mexendo sempre, até o doce desprender do fundo da panela.


Aperitivo de Cascas de Batata
Cascas de batata
Óleo e sal.
Lave as cascas e frite-as em óleo quente, até ficarem douradas e sequinhas. Tempere à gosto.


Pó de Folha de Mandioca
A folha de mandioca é rica em vitaminas e ferro. Seque as folhas de mandioca na sombra e depois bata no liqüidificador. Use uma pitada de sal ao preparar um prato.


Molho de Cascas de Berinjela para Massas
2 dentes de alho picados
3 colheres (sopa) de óleo
2 copos de cascas de berinjelas cortadas em tiras de 1 cm de largura.
1 1/2 copo de água
Sal e pimenta do reino à gosto
1 colher (chá) de orégano
4 tomates sem pele e sem sementes ou
6 colheres (sopa) de polpa de tomate.
Doure o alho no óleo. Junte as cascas de berinjelas e refogue por 5 minutos. Junte a água, o sal, a pimenta do reino, o orégano e os tomates. Cozinhe por uns 5 minutos até engrossar ligeiramente. Dá para meio pacote da massa de sua preferência.


Bolinho de Talo de Brócolis
2 xícaras (chá) de talos de brócolis cozido
2 ovos
1 cebola média picada
Sal à gosto
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
Óleo para fritar.
Bata no liqüidificador os talos cozidos juntamente com os ovos. Retire e misture os ingredientes restantes. Frite as colheradas em óleo quente.


Rama de Cenoura
Com o ramo de cenoura, experimente preparar bolinhos, sopas, refogados e enriquecer tortas e suflês .


Ramas de Cenoura Crocantes
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de óleo
Sal a gosto
30 raminhos de folhas de cenoura
Óleo para fritar
Misture a farinha com o óleo, o sal e 1/2 xícara de água. Passe ligeiramente os raminhos na massa sem cobrí-los totalmente e frite no óleo quente.


Doce de Casca de Melancia
Cascas de 1/2 melancia
1/2 kg. de açúcar
Cravo à gosto
Canela em pau à gosto
Remova a parte verde da casca, passe a polpa branca pelo ralador grosso e reserve. Misture o açúcar com 1/2 copo de água, junte cravo, canela e faça uma calda deixando ferver por 10 minutos .


Patê de Talos de Legumes
2 colheres de talos de beterraba e de espinafre
1 copo de ricota ou maionese
Sal e pimenta à gosto.
Bata tudo no liqüidificador. Sirva gelado.


Pudim de Casca de Goiaba
1 copo de suco de casca de goiaba
1 copo de água
2 colheres bem cheias de maisena
3 colheres bem cheias de açúcar.
Dissolva a maisena, junte os demais ingredientes e misture bem. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Despeje em forma umedecida e leve à geladeira.


Geléia de Casca de Abacaxi
Cascas de um abacaxi
4 copos de água
Açúcar, o quanto baste
3 colheres bem cheias de maisena .
Lave com uma escovinha as cascas do abacaxi. Bata as cascas junto com a água no liqüidificador. Passe por uma peneira. Junte o açúcar e a maisena dissolvida. Leve ao fogo e deixe cozinhar bem. Despeje em pirex previamente umedecido. Sirva gelado.

A receita abaixo foi extraída do livro "Diga não ao desperdício" - Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo


Doce de Casca de Abacaxi com Côco
Casca de 1 abacaxi picada
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pacote de 100g de côco ralado
1 colher (sopa) de margarina
Descasque 1 abacaxi, lave a casca e ferva com um pouco de água.
Bata a mistura no liquidificador e coe.
A parte que ficou na peneira leve ao fogo em uma panela e acrescente o açúcar, o côco, a margarina e o cravo, se quiser.
Mexa sempre até desprender do fundo da panela. Dá 16 porções.

Fonte:.planetanatural.com.br